RESISTINDO ÀS TENTAÇÕES, ENFRENTANDO O MAL E SAINDO-SE VENCEDOR.

Mt 4.1-11 nos descreve os momentos em que Jesus é conduzido ao deserto, pelo Espírito Santo, para orar e se preparar para a primeira de uma série de situações críticas e de extrema tensão que experimentaria ao longo de Seu Ministério nos poucos mais de três anos que se seguiriam. Tendo jejuado por quarenta dias e quarenta noites, eis que chega Satanás em pessoa para tentar ao Senhor. O que - de início - já aprendemos aqui: que Jesus ao dar início a Sua caminhada rumo ao Gólgota, jejua e ora. Se fisicamente, ao final desse período, Jesus se encontrava debilitado pela ausência total de alimentos (fome), espiritualmente Ele se encontrava sobremaneira forte e preparado para tudo o que se seguiria. Eis o que o Mestre nos ensina: inicialmente, antes de começar algo, antes de empreender um negócio, antes de realizar alguma coisa, posicione-se espiritualmente e se prepare, use as armas espirituais que Jesus usou, jejum e oração. Em suma: prepare-se para enfrentar as lutas e batalhas espirituais! Sem essa preparação, quando chegam as tentações, o que resulta é derrota e vergonha. O texto sagrado nos revela que Jesus foi tentado por 3 vezes.
A PRIMEIRA TENTAÇÃO: Área explorada pelo inimigo==> Necessidades econômicas de alimentação. JESUS NESSE PRIMEIRO MOMENTO É TENTADO A NÃO SER ESPIRITUAL.
Teve fome? Então, a primeira coisa a fazer é se alimentar. Quando as prioridades da vida de algúém se situam em ter atendidas suas necessidades econômicas de alimentação, vestuário, habitação, lazer, ou quaisquer outras formas de demanda e consumo, o que resulta?
COMO JESUS RESPONDE À TENTAÇÃO DE TRANSFORMAR PEDRAS EM PÃO? Usando a Palavra de Deus (Dt 8.3c):"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".
Entendendo a essência da tentação: O que é primazia em sua vida? O pão de trigo (alimento importante que sacia a fome física) ou o Pão da Vida (Jesus Cristo, alimento espiritual que sacia na plenitude do ser)? Qual é a sua escolha? Cuidado com as tentações da vida, que nos levam a escolhas que conduzem ao suprimento das necessidades do corpo, apenas, mas nada acrescenta às necessidades da alma e do espírito.
A SEGUNDA TENTAÇÃO: Área explorada pelo inimigo==> Necessidades espirituais.JESUS NESSE SEGUNDO MOMENTO É TENTADO A SER TOTALMENTE ESPIRITUAL.
O homem é um ser social, mas é um ser econômico, um ser político, e, também é um ser espiritual. Espiritualmente, o homem se depara com a necessidade de sentir-se amado por Deus e de saber que Ele livrará de todo o mal os que confiam e esperam Nele.
Observemos que Satanás, conhecendo a Palavra de Deus usa os v.11 e 12 do Salmo 91 para tentar Jesus. A tentação consistia em levar Jesus a interpretar equivocadamente as promessas de Deus e fazê-lo perecer pelo fanatismo. Se você pode fazer, então, FAÇA!
Jesus foi tentado a pedir a Deus - ou a demonstrar Seu poder como Filho de Deus - para que fosse salvo do perigo de se atirar abaixo do pináculo do templo, que bem poderia ser evitado por meios naturais. Para que servem escadas, rampas e elevadores?
A RESPOSTA DE JESUS À TENTAÇÃO DE LANÇAR DO ALTO DO TEMPLO: Usando a Palavra de Deus (Dt 6.16 a).
Que fique bem claro: Quando o Senhor nos manda fazer algo - mesmo que seja pular de um desfiladeiro - e nós fazemos, isto é um ato de fé.Quando nós fazemos por decisão própria ou induzido por alguém ( o tentador ou um de seus anjos) é um ato de presunção ou loucura.
A TERCEIRA TENTAÇÃO: Àrea explorada pelo inimigo ==> Necessidades de poder e glória. JESUS NESSE TERCEIRO MOMENTO É TENTADO A SER SEMI-ESPIRITUAL.
Tanto o poder quanto a glória, entre os homens, são consideradas necessidades de vaidosos, soberbos e orgulhosos; os que querem o mundo a seus pés. Aqui Satanás apela para a vaidade nossa de cada dia. Quem estiver disposto a pagar o preço da perdição, alie-se a ele, pois ele tudo dará, ele satisfará os desejos mais fortes da carne. O preço é o que exigia de Jesus: prostrar-se diante dele e adorá-lo.
O Senhor é o Deus Todo-Poderoso, onisciente e onipresente, o todo, o tudo em todos, Dele, Nele e por Ele são todas as coisas, à Ele, pois, a honra, a glória e o poder, eternamente. Quem entende isso sabe que é e está espiritualmente dependente Dele, de Sua Luz, de Sua Majestade, de Seu Poder e de Sua Glória, que são eternas. Como homens e mulheres, seres finitos e imperfeitos, precisamos saber que o poder e a glória terrenos são transitórios, passam, são fugazes e como fumaça logo se esvaem no ar, dissipado-se e deixando - muitas vezes - um gosto amargo na boca.
Quem procura fama, honra, poder e glória concedidos por homens, encontram, é verdade, mas, se não estiverem com o Senhor, perecerão e perdidos, para sempre, estarão.
A RESPOSTA DE JESUS À TENTAÇÃO DE TER TODOS OS REINOS DO MUNDO E A GLÓRIA DELES, DESDE QUE SE SUBMETESSE AO TENTADOR: Foi na forma de uma ordem expressa e em seguinda usando a Palavra de Deus, o repreendeu (Dt 6.13).
O que aconteceu a seguir?
O tentador se foi...
Os anjos do Senhor chegaram e passaram a servir Jesus.
A mesa estava posta, os alimentos vieram dos céus e os anjos - como diáconos - serviam Jesus!
Tudo bem, você poderia dizer. Ah! isso aconteceu porque Jesus é Jesus!! E quanto a nós, simples mortais, como devemos fazer para estar preparados e com condições de vencer as batalhas espirituais, resistindo às tentações do dia-a-dia?
O apóstolo Paulo em Ef 6.10-17 ensina como devemos proceder:
Precisamos estar fortalecidos no Senhor e na força de Seu poder.
Devemos nos revestir - como soldados do Exército do Senhor - de uma vestimenta espiritual muito poderosa: A Armadura de Deus.
Armadura é vestimenta de soldado. Você já viu uma?O que possui uma armadura?

Uma armadura é constituída por um conjunto de artefatos de defesa: um capacete, uma couraça ou colete, um cinturão, um escudo e um par de sandálias. Certamente que um soldado com armadura porta em sua mão uma espada, como sua arma de ataque. Então, paralelamente, vejamos em que constitui uma Armadura de Deus:

Na cabeça, como capacete===> A SALVAÇÃO (tenha certeza da salvação em Cristo Jesus, não titubei, não vacile, saiba e sinta-se amado pelo Pai).

No peito, como couraça/colete===> A JUSTIÇA (seja justo, saiba que na Justiça de Deus você tem o Senhor Jesus, o Espírito Santo como Advogado, intercedendo por você)

Na cintura, como cinto/cinturão===> A VERDADE (seja verdadeiro, sempre, Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, mas Satanás é o pai da mentira).

No braço, como apoio, o escudo===> A FÉ (seja uma pessoa de fé. Saiba que sem fé é impossível agradar a Deus).

Na mão, como espada===> A PALAVRA DE DEUS (seja ousado/a, use a Bíblia como única fonte de regra de fé e prática. Para combater as investidas malignas, repreenda-as com a Palavra de Deus).

Nos pés, como sandálias===> O EVANGELHO DA PAZ (a preparação do Evangelho que nos impele a proclamar a salvação pela graça, a salvação pela fé e que o nosso Senhor é Deus de Paz).

Lembre-se: Nossa luta não é contra o homem/ a mulher, mas contra as forças das trevas que os estão dominado, subjugando -os e anulando suas vontades.

Portanto, para combater o mal, para livrar-se das astutas ciladas do tentador é preciso usar a Armadura de Deus.

Usando sempre a Armadura de Deus, não se esqueça, um só minuto, do que nos ensina, ainda, a Palavra de Deus:

'Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pe 5.8).

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós (Tg 4.7,8) ( Desenvolvimento ampliado da mensagem deste pastor levada à Comunidade no culto de domingo 11/04/2010)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERIDO OU SEM FORÇAS, SEJA COMO A ÁRVORE CORTADA, QUE AO CHEIRO DAS ÁGUAS, É RENOVADA E FRUTIFICA!

PRESENÇA E AUSÊNCIA DO ESPÍRITO DE DEUS: ASCENSÃO E QUEDA DE UM UNGIDO DO SENHOR!

DESPERTA MULHER! TU, QUE DORMES, DESPERTA PARA O CHAMADO DE DEUS!